CONFIANÇA NO MEIO DAS PROVAÇÕES.

ABORDAGEM: Quero aproveitar tudo o que o dia de hoje me oferece para construir o meu amanhã o melhor que me for possível. Sei que, para ser bem sucedido, devo confiar sempre em Deus.

MEDITAÇÃO: Sem nunca perder a fé nem a esperança, é preciso aceitar que os fracassos e as dificuldades fazem parte da existência de todos os humanos. Ser perseverante é requisito essencial para a conquista da felicidade. Por isso, trabalhemos com amor e alegria; oremos com fé e perseverança; mantenhamos o propósito de querer melhorar em cada dia. Mesmo que no caminho encontremos muitos desafios, jamais devemos desanimar. Prossigamos, irradiando alegria e coragem de viver!

PROPÓSITO: “Celebro a palavra de Deus, celebro a palavra do SENHOR. Em Deus confio, nada temo: que mal me poderão fazer os homens?” (Salmos 56:11-12)

A CAUSA DE TODAS AS CAUSAS

Como físico, portanto, como um homem que dedicou toda a sua vida à ciência e à investigação da matéria, estou certo de não dar margens para ser considerado como um irresponsável.

E, assim, após as minhas pesquisas do átomo, posso dizer o seguinte: não existe matéria isoladamente! Toda a matéria consiste e se origina somente pela força, que põe em vibração as partículas atómicas e as associa nos minúsculos sistemas solares do átomo.

Uma vez que em todo o universo não há uma força abstracta inteligente e eterna, devemos, consequentemente, admitir a existência de um Espírito Inteligentíssimo. (Max Planc - Físico)

OLHAR DEUS DE FORMA ERRADA

A atitude moderna em relação a Deus tende a colocá-lO à distância, se não mesmo a negá-lO por completo; e, ironicamente, os cristãos modernos, preocupados em manterem práticas religiosas num mundo irreligioso, permitiram que Deus se tornasse distante.

Pessoas perspicazes, ao verem isso, são tentadas a retirarem-se das igrejas, numa atitude de descontentamento, para prosseguirem sozinhas a sua busca de Deus.

Tais pessoas não se podem condenar em absoluto, pois há religiosos que olham para Deus, por assim dizer, através da extremidade errada do telescópio, reduzindo-O desse modo a proporções minúsculas. Tais "crentes" não podem esperar ser mais do que autênticos cristãos pigmeus.

As pessoas verdadeiramente interessadas querem, naturalmente, alguma coisa melhor... ( J.I. Packer in "Conhecendo Deus").

SABEDORIA E ENVELHECIMENTO

Abordagem: Deus é a fonte de toda sabedoria. Ouvir, ler, estudar, meditar, memorizar a Sua Palavra é adquirir sabedoria indispensável para uma vida abundante, feliz.

Assunto: Vendo a nossa imagem reflectida no espelho, podemos apanhar um susto ao notar o aparecimento de rugas reveladoras da passagem dos anos e que comprovam o facto incontornável do nosso envelhecimento. A vivência humana é feita de acertos e erros. Também as falhas do nosso passado são importantes, porque nos ajudam a não repetir os mesmos erros, nem no presente nem no futuro. À medida que os anos vão passando, todos somos convidados a aprimorar a nossa beleza interior.

Aplicação: ”Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta. Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.” (Eclesiastes 7:10-11)