POSIÇÃO ESPIRITUAL DOS CRENTES EM CRISTO

1. A “posição do crente em Cristo” é uma expressão usada para descrever e definir tudo o que está envolvido na realidade da nossa “união espiritual com Cristo” como resultado da nova vida em nós, ou seja, a realidade da nossa salvação.

2. A nossa nova posição em Cristo constitui um novo começo para o crente. OU seja: vem neutralizar os efeitos da nossa posição anterior, em Adão – "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1 Coríntios 15:22).

a) A nossa posição em Adão resulta da imputação do pecado original que teve como consequência a morte espiritual. Sem Cristo, estávamos fisicamente vivos mas espiritualmente mortos.

b) A nossa posição em Cristo substitui a morte espiritual com a vida eterna e garante-nos a futura ressurreição.

1) A vida eterna substitui a morte“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23).

2) A ressurreição foi-nos garantida“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (…) “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”
(1 Coríntios 51-52 e 1 Tessalonicenses 4:13-16).

3. A nossa nova posição em Cristo é obra de Deus“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (1 Coríntios 1:30-31).

4. A nossa nova posição em Cristo começa com o baptismo do Espírito Santo, que é uma de cinco consequências operadas pelo Espírito Santo no momento da nossa salvação.

a) Regeneração ou Novo Nascimento“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” (Tito 3:5; cf. tb João 3:1-16).

b) Baptismo do Espírito Santo - ingresso num novo relacionamento – “Pois todos nós fomos baptizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

c) Selados com o Espírito Santo - “O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (1 Coríntios 1:22) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30) “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14).

d) Com a regeneração, o Espírito Santo passou a habitar no crente: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9) “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16) Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:19-20) “Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gálatas 3:2) “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gálatas 4:6).

e) Recebimento de dons espirituais com vista a que a igreja local desempenhe a sua missão e cada crente possa cumprir a sua responsabilidade – “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1 Coríntios 12:11).

5. A nossa posição em Cristo qualifica-nos como fiéis a viver em comunhão com Deus para sempre. Para tanto, temos que:

a) Obter o perdão total e definitivo para todos os nossos pecados, mediante a nossa fé na obra redentora de Cristo realizada na cruz em nosso lugar - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 Pedro 2:24) “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” (1 Pedro 3:18).

b) Receber a graça da justificação mediante a imputação da justiça de CristoÀquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).

c) Ter em nós a vida de Deus – a vida eterna – como resultado da nossa regeneração – “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1 João 5:11-13).

6. Tanto o crente carnal como o espiritual permanecem iguais na sua posição em Cristo – “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (…) “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção." (1 Coríntios 1:2,30) "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (1 Coríntios 3:1-3).

7. A nossa nova posição em Cristo protege-nos da condenação eterna – “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1).

8. A nossa nova posição em Cristo torna-nos “novas criaturas”“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17).

9. A nossa nova posição em Cristo garante a eterna segurança do crente“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39).

10. Como resultado da sua posição em Cristo, o crente possui certas realidades que Cristo possui:

a) A vida de Cristo – Vida eterna“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31). “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:11-12).

b) A justiça do Senhor Jesus Cristo“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).

c) A eleição em Cristo“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Efésios 1:4).

d) A predestinação em Cristo“E nos predestinou para filhos de adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” (Efésios 1:5).

e) A filiação em Cristo“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:16-17) “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:26).

f) A herança com Cristo“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:17). “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
(1 Pedro 2:5-9).

g) O sacerdócio perfeito em CristoNa qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hebreus 10:10-14).

h) O reino eterno de Cristo“Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2 Pedro 1:11).

11. Algumas observações relacionadas com a nossa posição em Cristo:

a) Não se trata de uma questão emotiva ou estatística.

b) A nossa posição em Cristo não é progressiva – não pode ser melhorada no tempo ou eternidade.

c) Não está relacionada com méritos humanos nem depende destes.

d) É uma realidade posicional e eterna; portanto, não pode ser alterada por Deus, anjos ou acções humanas.

e) A nossa posição em Cristo é realizada pelo Espírito Santo e obtida no momento em que depositamos a nossa fé em Jesus, aceitando, assim, o Filho Unigénito de Deus como o nosso único e suficiente Salvador pessoal.